Entre os 557 projetos de 220 prefeituras avaliados no 4º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, quatro dos 45 destacados são da região: Agudo, Santa Maria e Santiago. Promovida pela Famurs, a premiação ocorreu na quarta-feira. “Os projetos que hoje saem vitoriosos possuem, acima de tudo, um DNA: fazem a diferença na vida dos moradores dos seus municípios”, afirmou Paulo Salerno (MDB), presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca. Confira baixo os projetos:
Agudo
Foto: Igor Flame (Famurs/ Divulgação)
Comunicação Social – 3º lugar
Projeto – “Imposto daqui, fica Aqui”
Objetivo – A iniciativa tratou de um conjunto de ações com objetivo de incrementar e potencializar a arrecadação do município a partir da destinação de um percentual do Imposto de Renda (IR) para fundos sociais. A divulgação da campanha foi feita por meio de rádio, jornal, site e redes sociais. A campanha priorizou o engajamento dos contadores para conscientizar e orientar os contribuintes a destinar recursos aos fundos.
Desenvolvimento Rural – 2° lugar
Projeto – “Água para todos: Agudo no incentivo ao uso consciente de água”
Objetivo – A iniciativa se concentrou em trabalhar a preservação das vertentes de água existentes nas propriedades rurais do município e promover a construção de fontes protegidas, construir redes de distribuição de água potável na zona rural e melhorar a qualidade da água consumida pelas famílias rurais. Também focou em ampliar a utilização de calhas para captação de água, além de incentivar a reutilização da água proveniente da chuva. O prefeito Luís Henrique Kittel (PL) e equipe receberam os troféus.
Santiago
Foto: Igor Flame (Famurs/ Divulgação)
Meio Ambiente – 3º lugar
Projeto – “Pila Verde – unindo economia circular e gestão de resíduos”Objetivo – A iniciativa teve o propósito de incentivar a reciclagem, por meio da compostagem, da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos e de uma economia circular. Ao mesmo tempo, fortalecer a gestão integrada de resíduos sólidos, as feiras de produtores do município e promover a participação da população. São 14 pontos de troca e cédulas do Pila Verde em notas de R$ 1, 2, 4, 10 e 20 a cada 5 quilos de lixo orgânico entregues. O prefeito Tiago Gorski (Progressistas) e equipe receberam o troféu.
Santa Maria
Foto: Marcelo Oliveira (PMSM/ divulgação)
Comunicação Social – 2º lugar
Projeto – “’Entre seringas e memes”
Objetivo – A iniciativa teve o propósito de despertar o interesse da população para as ações de vacinação contra a Covid–19 no segundo ano da pandemia. Por meio da rede social Instagram, a Secretaria de Comunicação desenvolveu uma estratégia de divulgação em que aliou memes criativos com informações muito relevantes sobre a vacinação e o público alvo, atraindo a atenção da população.
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e equipe receberam a premiação.